terça-feira, 31 de julho de 2007

Por que os erros?

'Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido;
na verdade, bem poucas pessoas levariam a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvete e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos imaginários...'

('Instantes', que não é de Jorge Luís Borges... nem de Nadine Stair. E ninguém sabe de quem é.)

Quando era mais novo (lá pelos 15) e pela primeira vez tive vontade de montar uma banda de música, eu e os outros sonhadores que conviviam comigo, tivemos essa idéia para o nome da banda: 'Errar é Humano'. Mas se era para errar, que errássemos de verdade. Daí, 'Herrar é Umanu'! A banda nunca saiu de fato, mas os erros foram muitos.

Em Ouro Preto...

'Foram dias frios e aconchegantes, dias de dormir abraçado embaixo dos cobertores, de subir ladeiras de pedra e história. Dias com cheiro de café e pão de queijo no fim da tarde'.

São Luís


Férias em São Luís é para passar de cabeça fria, peito aberto, coração nas nuvens e amigos queridos por perto.

Torta de Morango


Essa receita de torta de morango fiz apenas 5 vezes em toda a minha vida, feita com muito amor, para pessoas muito amadas. Junte-se a isso um pouco de bom humor, uma colher de espírito de alegria e uma pitada de carinho. Anote ai:

Ingredientes:
Para o bolo (cada um faz a sua receita como já está acostumado):
4 xíc. de farinha de trigo (ou 5 se você estiver com muita fome);
3 xíc. de açúcar (ou 4 se a fome persistir);
3 ovos;
1 copo de leite;
300g de manteiga;
1 pitada de fermento ou use o trigo com fermento que é bem mais fácil;
raspas de limão.

Para o recheio e cobertura:
refrigerante de guaraná ou alguma bebida láctea de morango (conhece o 'quick'?), ou se vc for chique e tiver dinheiro para gastar mais, compre um licor de morango;
2 latas de leite condensado;
2 colheres de sopa de manteiga;
5 colheres de sopa de bebida láctea de morango;
geléia ou doce de morango;
2 cxs de morangos frescos picados;
2 cxs de creme de leite para chantilly ou compre logo ele pronto;
2 xíc. de açúcar (ou 1 se vc não gostar muito doce)

Mode Fazê:
O bolo cada um faz do seu jeito. Eu sempre bato primeiro as gemas com o açúcar. Depois vou acrescentando a manteiga o leite e o fermento. Por último a farinha de trigo.
Separadamente bato as claras em neve e junto as raspas de limão (essa aprendi com a mamãe desde pequeno). No fim junto as duas misturas, sempre batendo bem, à mão de preferência (mas se a preguiça for grande, o jeito é apelar para a batedeira). E é só levar ao forno médio por 45 min. aproximadamente. Importante: a forma não deve ter furo no meio.

Depois disso você vai logo fazer o chantilly. Se você resolver fazê-lo, deixe o creme de leite no congelador no dia anterior. Depois bata as duas caixas na batedeira (não vale liquidificador!) e vá acrescentando as poucos o açúcar. Quando o creme dobrar de volume, está pronto. Reserve ele na geladeira.
Pegue as duas latas de leite condensado e leve ao forno. Você vai fazer uma espécie de brigadeiro, só que de morango. Então acrescente as colheres de bebida láctea de morango junto com a manteiga e vá mexendo sempre com muito carinho, até desgrudar da panela. Quando aprontar deixe esfriar um pouco.

Agora vamos montar:
Corte o bolo em 3 partes iguais. Pegue uma bandeija redonda e coloque a primeira parte do bolo, em cima molhe com o refrigerante ou a bebida láctea de morango. Em seguida passe a geléia ou o doce de morango, e jogue o brigadeiro de morango. Por último coloque uma camada do chantilly e os pedaços de morango. Repita esse processo na outra camada. Na cobertura você vai cobrir todo o bolo com o chantilly e decorar com pedaços de morango.
Pronto. Sua torta de morango está feita e decidida a fazer você pecar. Não resista!